Todos por uma Educação de Qualidade e pela Cultura de Paz!!!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Qual é a importância dos pais disponibilizarem um tempo maior para seus filhos durante as férias escolares?



As férias escolares constituem uma pausa no ritmo acelerado de informações e conhecimentos que nossas escolas devem cumprir em seus currículos a cada período letivo. As férias assim seria uma “trégua aos conteúdos e atividades formais escolares” .

Este período deveria funcionar como um tempo de descanso, de lazer, mas também de comunicação de novas experiências e de acompanhamento do crescimento. E é aqui que a Família tem uma importancia crucial!!!!

A grande importância da relação com a Família está na disposição e oferta às crianças de momentos prazerosos de lazer, de convívio afetivo, de troca de opiniões, de liberdade de pensamento, através do lúdico e do brincar; no espaço mágico da diversão, do brinquedo e do jogo, da imaginação e da história, no livro, no teatro, no cinema, nos museus; e nos espaços livres, do campo, da praia, do quintal , do pensamento, das idéias.

Planejar os passeios, atender aos pedidos curiosos , sugerir espaços de diversão , são algumas atitudes das famílias neste momento. Dar atenção aos interesses da criança e mostrar que existem espaços desconhecidos que poderão ser mágicos .
Quando o adulto convida para um passeio, uma diversão, deve estar cuidadosamente atento que esta escolha mostre a sua criança o quanto este adulto conhece seus desejos e interesses. È frustrante quando a família ,ao escolher o passeio, não leva em conta o prazer da criança, mas sim o espaço que será prazeroso para ele, o adulto.

Algumas famílias recebem as férias como momento de sacrifício e lamentam que as crianças não estarão na escola, diariamente, por algumas horas. Pense bem nessa situação: se qualquer pessoa, na possibilidade de estar com o outro, ficasse evidenciando ser este um momento e “trabalho” e “cansaço”. Se fosse com você, como você se sentiria diante da oportunidade de passar um tempo com a sua família e esta achasse isso um tédio ou algo trabalhoso/cansativo????

 A falta de afeto decepciona a criança, a falta de atenção a isola e afasta, esconde seus pensamentos, questiona sua auto estima e provoca comportamentos confusos e incoerentes. Algumas se agitam e “aprontam situações que chamam a atenção e provocam punições (ao menos a atenção pela punição!....). Outras se evadem incapazes de demonstrar seus sentimentos, se “fecham”, se escondem por detrás do computador ou do vídeo game.

Sabemos da realidade das famílias ,do período de férias das crianças , que muitas vezes não coincidem com as férias dos adultos, sabemos da falta de dinheiro para diferentes passeios , sabemos do tempo reduzido e do cansaço que a vida cotidiana provoca.... mas é de qualidade e atenção à crianças em formação que estamos falando,  é na evidência prazerosa de que a criança está de férias, bem merecidas, um tempo de descanso e o planejamento feliz deste período.

Se não há como viajar a outros lugares, haverá como viajar em leituras ou contação de histórias, se não há como comprar ingressos, há de se divertir na pracinha perto de casa, no campo ou na visita a um alguém muito querido. Se não há como descobrir novos espaços pagos, há de se descobrir lugares na cidade gratuitos (e há várias opções, é só procurar). O importante é intensificar os momentos de estar juntos, que deve ser priorizado pela atenção da família em possibilitar o acesso a momentos e atividades diferenciadas e de integração entre vocês e as crianças, em prol de sua fase de desenvolvimento.

******************************
Não são poucas as vezes que é possível presenciar pais se lamentando em função da chegada das férias. Nada poderia ser mais desanimador para as crianças do que saber que seu pai e sua mãe não ‘curtem’ a possibilidade de todos estarem juntos durante períodos mais longos de tempo.
As férias existem também para isso, para estreitar os laços familiares, aproximar pais e filhos, criar espaços de diálogo e definir uma verdadeira amizade entre os membros da família.
Além disso, não podemos desconsiderar a forma como o tempo passa rápido!!!! Quando abrimos os olhos e percebemos a forma como o tempo se esvai ficamos nos lamentando dos momentos que não vivemos, das emoções que não extravasamos, dos beijos e abraços que não demos, do carinho que somente pensamos em dar mas que não concretizamos...
Ser pai e mãe envolve cobranças, castigos, ‘puxões de orelha’ e regras. Temos que cobrar disciplina de nossos filhos desde os primeiros passos que eles dão para que eles possam se adaptar aos rigores do mundo em que vivemos. Entretanto, temos que alertar para a necessidade de uma presença mais participativa e carinhosa nessa relação entre pais e filhos.
Durante as aulas, o mundo da criança gira em torno da escola e dos coleguinhas. A família ganha mais espaço nos fins de semana, mas, ainda assim, pode não ser o suficiente para uma convivência proveitosa. As férias são, então, uma grande oportunidade para interagir com pais, irmãos e outros parentes.
Brincar com os filhos em casa, ler histórias, assistir desenhos animados, desenhar, pintar e tantas outras atividades aumentam a cumplicidade e estimulam a amizade e a sinceridade entre pais e filhos.
"Boa parte dos membros das famílias de hoje não se conhecem, são estranhos uns aos outros. Os meses de descanso das crianças podem se tornar uma fase de reconhecimento", acredita a psicopedagoga Tânia Ramos Fortuna. Ela propõe diversas formas divertidas de brincar em família e, assim, aproveitar ao máximo as férias:
Veja a continuação dessa matéria no site:
http://educarparacrescer.abril.com.br/…/ferias-com-familia-…
Separamos abaixo 10 sugestões de atividades para a família durante as férias:

1 - Piquenique
Não importa se é em um parque, no quintal ou até mesmo dentro de casa. Prepare uma cesta ou bolsa com alimentos que as crianças gostam, como tortas doces ou salgadas, sanduíches, bolos e biscoitos. Em um isopor ou sacola térmica, você colocar frutas, sucos, iogurtes e água.

Caso o local seja externo, avalie antes as condições, se possui banheiro e não se esqueça de levar uma toalha grande que comporte todos os membros da família. Levas jogos de tabuleiro, bola, entre outros que a família possa se divertir é uma boa pedida.

2 – Cinema em casa
Acompanhe o gosto da criançada e assista junto dela filmes de seus super-heróis preferidos ou aquele divertidos que elas tanto gostam. Se for com a luz baixa e com uma pipoca quentinha que acabou de sair do forno, a semelhança com o cinema é ainda maior.

Se preferir, entre no clima de imaginação das crianças. Convide-as para desenhar os ingressos e ao final do filme fazerem um desenho que demonstre como foi o filme e que mensagem levaram da história.

3 – Acampamento
Essa atividade pode ser desenvolvida com uma barraca no pátio ou então criar o próprio espaço dentro de casa, estendendo lençóis sobre cadeiras ou até mesmo utilizando cordas suspensas.

Se a bagunça ocorrer no quintal de casa, leve para a barraca lanterna, sacos de dormir, lanches e se for possível até mesmo televisor e rádio para o melhor entretenimento de todos, só não vale correr para a cama no meio da noite.

4 – Seção de culinária
Preparar qualquer receita em família pode ser um momento muito legal e divertido. Quem sabe optar por um bolo de chocolate ou uma pizza, que a maioria das crianças gostam. Sempre com a supervisão de adultos, é a chance de ensinar a realizar a higiene e os perigos que fogo e facas podem causar. Todos com os aventais colocados, agora é só colocar a mão na massa e se divertir com pratos coloridos e saborosos.


5 – Campeonatos e competições
Todas as crianças são competitivas e as férias podem ser um bom momento para atiçar este lado. Ensinar que em qualquer competição haverá apenas uma pessoa ou um time vencedor, que o mais importante é competir.

As opções para competição familiar são várias, quem sabe um campeonato de dominó, baralho ou então aquele jogo de tabuleiro do desenho ou seriado preferido da criançada? Jogos de mimica também prendem a atenção e rende muitas risadas. Até medalhas e troféus podem ser confeccionados em conjunto pela família, o que importa é a interação entre todos.

6 – Criação de histórias
Incentive a criançada a escrever uma história com início, meio e fim para apresentar à família. Deixe as crianças fantasiar, observe os temas que elas abordarão, com certeza terá muita relação com a maneira de pensar ou demonstrar seus próprios sonhos e desejos.

Aproveite para participar criando também histórias que prendam a atenção de todos ou que traga alguma mensagem de aprendizado para a criançada.

7 - Desfile de moda
Geralmente as meninas gostam de desfiles. Caso tenham roupas velhas que não usarão mais, deixem elas cortar e fazer vestidos e blusas estilosas. Os meninos podem ajudar sendo jurados na escolha do melhor look.

Há meninos que também curtem mostrar seu estilo e terem as atenções voltadas para eles. Incentive-os e também ajude-os a serem protagonistas na brincadeira.

8 – Clubes, piscinas ou hotéis fazenda
Se a intenção é passear e aproveitar um lindo dia, a opção pode ser aproveitar o dia em um clube com piscina ou até mesmo parques aquáticos onde a família pode aproveitar o dia todo. Itens como óculos e protetor solar são indispensáveis. Lanches e frutas também são ótimas pedidas para sanar a fome que a criançada terá ao ficar muito tempo de molho na água.

Caso a ideia seja o contato com os animais e a natureza, hotéis fazenda conseguem dar conta de entreter a família. Fazer trilhas e passear com pôneis, cavalos e charretes, assim como pescarias e lanches ao ar livre poderão ser bons momentos de união familiar.

9 – Parques e esportes
Parques públicos onde a criançada poderá jogar bola, sentar na grama, andar de skate, patins e bicicleta sempre são muitos legais. Levar os bichinhos de estimação também é uma ótima ideia.

Um dia em família em parques da sua cidade, com certeza, será muito curtido por todos.

10 - Programa Cultural
Existem várias atrações culturais que podem ser aproveitadas pelas crianças, como museus, exposições, teatros e demais apresentações artísticas. Muitas destas opções podem ser destinadas para as crianças, basta ficar ligado na agenda cultural de sua cidade e aproveitar o momento em família.



Confira outras dicas nos sites abaixo:

http://www.guiadasemana.com.br/…/n…/programacao-gratis-em-sp

http://bora.ai/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário